Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cara ou coroa???

Já estava deitada quando me deu uma vontade de tomar um banho pra esfriar a cabeça, tentar relaxar as tensões e dar um tempo para tomar o meu Nausedron-amigo (remédio específico de combate às náuseas provocadas pela quimioterapia) e, até quando eu entrei no banho estava meio melancólica, assumo sem meias palavras, só que o efeito curativo que a água corrente tem sobre nossa mente é impressionante; me admiro sempre!!! 
Comecei pensando em minha pequena frustração e meus dois meses a mais de tratamento, nas expectativas que eu já havia construído sob o resultado do meu PET-CT e como meu lado racional estava ciente e sem dúvidas quanto a decisão do médico em propor mais sessões de "quimio" e a minha reação de ter aceitado; e, como meu lado emocional estava melancólico e, vamos lá...chateado pra carambaaaaa!!! (risos daqueles "sem graça").
A água foi rolando, escorrendo e de repente duas coisas me vieram à cabeça...a primeira, um telefonema recém recebido de uma pessoa muito amada que passa por momentos tortuosos por questões de ato-consequência e que tooooodas as vezes que falo com essa pessoa e pergunto como ela está a resposta é que ela está "sobrevivendo" e ainda complementa quase sempre "estou indo, contra tudo e contra todos".  O que me perturba é que a pessoa tem saúde, família, amor, trabalho, casa, comida, entendimento e mesmo assim aceita ser vítima da própria vida, aquela que ela mesmo escolheu. A outra coisa foi a recordação do fim do espetáculo CABARET de Cláudia Raia, que fui assistir no último dia dez em São Paulo, e, a cena era eu de pé aplaudindo como uma louca e chorando de pura alegria no meu coração. A única coisa que eu conseguia pensar era "obrigada meu Deus por eu estar aqui hoje, por ter tido essa satisfação e em ótima companhia (papai, Osama e Binho)".
E com todos esses pensamentos e a água escorrendo eu me lembrei de uma coisa que aprendi nessa vida com uma pessoa que eu amo demais, a vida é como a moeda de um jogo de "cara ou coroa" ela tem dois lados, duas versões, pelo menos dois pontos de vista e com cada modalidade de resultado vêm implícito inúmeros tipos de interpretação e reação. E o mais interessante de tudo isso que nenhum fator externo pode determinar o rumo desse "jogo" e da tal interpretação, apenas a pessoa que vive a situação, que viu a moeda subir girando no ar e cair em seu anteparo mostrando CARA ou COROA é que pode e dá o resultado como bom ou ruim.
Eu, particularmente, depois desses meus mirrados vinte e nove anos, quase trinta (ebaaaaa!!!) já me decidi quanto o que fazer no jogo: sempre procuro me esforçar pra ver o lado bom da minha moeda, seja ele cara ou coroa, pois está lá na minha frente, brilhando e sorrindo pra mim. E isso faz a diferença na minha vida de modo consciente há pelo menos sete anos, pois até acredito que sempre fui de bom astral mas tendia muito a melancolia, como pisciana que sou, mas tender a melancolia não precisa ser "se render a ela", isso NUNCA!!!!
Terminei o banho e vou ser sincera, ainda tenho minha frustração de antes só que, agora, ela passou a ser a fonte de uma busca pelo lado bom dessa moeda e acho que a primeira coisa que posso citar de muito boa: SIM, MEU TUMOR ESTÁ MORTO! E agora, como num passe de mágica acho que consigo escrever uma lista razoável de coisas muuuuito boas que estou vivendo ou que vivi recentemente e os benefícios desses 2 ciclos a mais de quimio (desses dois meses a mais de tratamento) e ele é: dissolver mais o resto mortal do tumor e ter mais certeza de que nenhuma célula-pequenina sobrou. Isso é muito bom e me focar nisso agora é o caminho...é minha face da moeda!!!!
Não fiquem vocês pensando que eu sou uma pessoa melhor que qualquer um de vocês ou mais evoluída por pensar assim, pois isso não é verdade!!!! Sou apenas alguém que treina ser assim pois me faz bem, me ajuda a ser feliz até nos momentos difíceis e vejam bem, exercitar a mente e manter a visão bem ampla para enxergar as boas lições que a vida nos dá, os aprendizados e os pequenos presentes em forma de alegrias, tudo isso é questão de exercício. E aí eu cito a professora Rosana Tamer "a repetição até a exaustão, sem reclamação é que leva a perfeição". AdOOOro quando ela fala isso nos ensaios do ballet!!! 
E é isso pessoas queridas...o banho me fez um beeem danado, vou tomar meu remédio e vou dormir lembrando do Cabaret e você? Vai pensar no "cara ou coroa" e começar a se exercitar? 
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."   
       Fernando Pessoa.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário