Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conhecem o coeficiente de segurança?

Eu sou engenheira civil por formação e as minhas disciplinas prediletas, as aulas das quais tenho mais saudades são as de CONCRETO ARMADO I e II, do professor Pachinha. Nessas aulas eu aprendi a pensar como engenheira e não apenas a aplicar fórmulas e seguir "receitas de bolo"; o professor Pacha me ensinou a querer entender e compreender o papel de cada coeficiente, de cada incognita, de cada fator das equações. O prof. Pacha me ensinou a analisar e sentir a equação e o que cada pequena parte dela pode significar dentro do global da estrutura e na vida dela depois.
Dentro do cálculo estrutural existem os coeficientes de segurança que devem ser agregados à equação para dar uma margem à estrutura que a protegerá dos efeitos nocivos de alguns agentes agressores da estrutura, como o vento, a salinidade e outros.
Eu gosto muito e sempre respeito os coeficientes de segurança e acho que se tivesse tomado a profissão de calculista estrutural como minha principal atividade eles seriam os meus melhores amigos...fazer tudo o que tem que ser feito no período de planejamento, racionalmente, sempre é a chave de uma vida estrutural mais saudável e mesmo que seja preciso intervir, você sempre terá a certeza que fez tudo o que podia e a intervenção com certeza será mais tranquila.
Bem meus queridos, passado tooooodo esse papo de engenharia e blá blá blá, eu quero dizer que isso tudo é aplicado à estrutura do meu corpo e ao meu tratamento...quis explicar tudo isso para que vocês entendam um pouco o meu ponto de vista, a minha percepção da situação. Qual situação??? Ahhh, é! Eu ainda não contei. Desculpem-me!!! O fato é: meu tumor está morto, não há sinal de atividade celular anormal em meu corpo, massssssss a tomografia realizada recentemente mostra que ele que apresentava 9 centímetros de comprimento e diminuiu após a quimioterapia, contudo,  não o suficiente para que milhões de pulgas ficassem atrás da milha orelha desde que eu vi o laudo ontem.
Hoje meu médico teve a mesma sensação e me fez a proposta de fazer mais um ciclo de quimioterapia e explicou seus motivos tecnicamente com muita segurança, confiança, delicadeza e deixou nas minha mãos seguir em frente ou encarar mais um pouco de quimio. Nesse momento eu fui transportada para as aulas do professor Pacha e podia ouvi-lo falar dos coeficientes de segurança e sem titubiar eu aceitei a proposta do meu médico e com uma serenidade em meu coração que só uma entrega verdadeira dá. Fiquei tão feliz por não ter tido aquela velha sensação de "poxa, deu errado" e sim a sensação de "Deus sabe o que faz e nos dá a oportunidade de ver e acreditar nisso".
E é isso meus caros, meu CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE QUIMIOTERAPIA continua válido e pendurado na parede, mas, continuando com a comparação inicial...esse ciclo de quimioterapia vai ser uma espécie de matéria opcional daquelas que podemos fazer depois de concluído o curso, não entram em nosso coeficiente de rendimento pois o curso já está concluído, porém entram em nosso currículo como curso livre. 
Prefiro me submeter a duas sessões dos "laranjinhas" agora e ficar com o coração pleno de tranquilidade, com a certeza de que fiz tudo o que podia e devia fazer agora para que minha estrutura tenha uma vida mais feliz!
Posso não atuar na área mas a engenharia está na minha alma, na minha vida sempre!!!!

Um comentário:

  1. Ao ler seu perfil e cabeçalho pensei...ai vem coisa boa!!!! e como previa, acabei de perceber que, apesar de EU não ser da área de exatas, minhas decisões seguem os tais "coeficientes de segurança" tambem...
    Acho que é mais um item para aquela lista que nos faz tão parecidas!!!! né?!?!
    nem precisiso dizer que te amo! preciso?!?!?!
    ;)

    ResponderExcluir