Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Rainha das Rainhas do Carnaval Paraense 2012



Como tudo começou
O 'Rainha das Rainhas' iniciou em 1946, quando dois irmãos da família Maranhão, a quem pertencia o jornal Folha do Norte, se reuniram com o jornalista Ossian Brito para criar o concurso. Na época, ele foi utilizado como medida para acalmar uma briga política que existia entre a família Maranhão e o então governador do Pará, Zacarias de Assumpção.
Mas foi em 1947 que o 'Rainhas' aconteceu pela primeira vez. O concurso, que reunia moças da sociedade, teve como palco a sede do Clube dos Aliados e contou com a presença do governador e outros representantes de grande projeção política em Belém.
Dezenove anos após a realização da 1ª edição do concurso, o jornalista Romulo Maiorana, que presidia o grupo Liberal, comprou o jornal Folha do Norte e levou com ele a ideia. Em 1976, Romulo fundou a TV Liberal, afiliada da Rede Globo, e o 'Rainha das Rainhas' passou a ser transmitido pela televisão.
Local - Em 1984, o concurso passou a acontecer no Iate Clube do Pará. Como o local tinha um amplo espaço, foi possível a realização de desfiles mais sofisticados.
Trilha Sonora - Foi neste ano que entrou em cena a música 'Papaia', da banda Veneno, no momento em que as candidatas desciam para a passarela. No palco, em frente aos jurados, elas desfilavam sem música. Depois, com as reclamações dos coreógrafos, cada rainha passou a ter uma 'trilha sonora' própria. E assim acontece até hoje.
No ano 2000, o concurso mudou novamente de local e passou a acontecer no salão de festas da sede campestre da Assembleia Paraense. Neste mesmo ano, ficou definido que seriam 20 os clubes participantes, havendo rodízio anual entre aqueles que nunca conquistaram o título.
Modernização - A partir de 1993, após o aperfeiçoamento do sistema, a votação dos jurados passou a ser eletrônica. Desde então as candidatas são julgadas em três quesitos: fantasia, beleza e desembaraço.
Regras - Em 2007, várias orientações, que já eram dadas aos estilistas e responsáveis pelos clubes, viraram regras. Uma das mais importantes diz respeito ao tamanho das fantasias. Os limites máximos foram fixados em 3,40 metros de largura por 2 metros de altura (a partir da cintura). E a fantasia poderia pesar até 20 quilos.
Há três anos, o concurso tem como palco o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.



Kissia Oliveira, Rainha do Carnaval do COCB 2012 e eu, sua coreógrafa.


Texto by ORM (http://rainhas.orm.com.br/historia.asp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário