Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

Guerreira, valente, especial??? Acho que sou apenas prática.


‎"De acordo com minha experiência, está claro que, se cada indivíduo fizer um esforço, ele ou ela poderá mudar. É claro que a mudança não é imediata e demora muito. Para mudar e lidar com as emoções, é crucial analisar quais pensamentos nos são úteis, construtivos e benéficos. Estou me referindo principalmente àqueles pensamentos que nos deixam calmos, mais relaxados e que nos dão tranquilidade de espírito, em vez daqueles pensamentos que criam inquietação, medo e frustração."
Dalai Lama

Veja bem, não sou Budista nem sou Espírita, mas quem entrar no meu universo vais descobrir livros espíritas, junto com minha Bíblia e acompanhados de "momentos de sabedoria de Dalai Lama" tudo isso na minha mesinha de cabeceira, bolsa e estante.
Sou filha de uma mulher curiosa e amante dos livros e com isso, meus irmãos e eu sempre fomos estimulados ao prazer da leitura e da curiosidade do saber. Eu agradeço a Deus todos os dias por essa benção chamada "Carol" em minha vida (e na dos meu irmãos) pois ela faz parecer delicioso e mágico o querer saber, assim como ele verdadeiramente o é!!!
Achei esse trecho de pensamento do Dalai hoje na Time Line do Facebook e achei simplesmente o máximo pois representa uma prática que eu descobrir ter ano passado quando fui diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, em Maio/Junho.
Meu irmão mais velho, que é médico, me chamou na casa dele e me explicou que o que eu tinha era um câncer e que os exames que eu estava fazendo íam definir o tipo e subtipo. Ele me explicou com todo o carinho e preocupação de um irmão mas com toda a objetividade de um bom médico que provavelmente era um Linfoma - câncer no sistema linfático - e que todas as expectativas eram para que fosse do tipo Hodgkin pois o é um câncer menos agressivo se diagnosticado no início e, com ótimas estatísticas de eficácia do tratamento.
Lembro de ouvir aquilo e me sentir anestesiada, os pensamentos ficaram lentos mas não impediram a compreensão, apenas fiquei letárgica por minutos. Voltei para casa e fui deitar e por algum tempo eu apenas chorei...chorei até cansar e secar as lágrimas. Parei e de repente uma sensação de conforto me tomou, um alívio por ter certeza que tudo daria certo, uma vez que, finalmente, eu sabia o que eu tinha e que pra isso havia tratamento.
E daí transcorreram dias, semanas e meses entre mais exames, espera de resultados, início do tratamento em si, náuseas, cansaços, cabelos caindo, bochechas crescendo e, o melhor, pensamentos, muitos pensamentos...
Minha doença me fez um ser humano melhor, pois me fez parar de correr, de desejar, de esperar por e apenas viver as coisas com calma, gentileza e agradecimento. Aprendi tanto que não posso mais olhar minha vida sem dizer "obrigada Senhor por essa oportunidade!".
Eu aprendi a calar e olhar para dentro, descobri que pensamentos que não nos fazem bem, indagações que não nos levam a lugar nenhum só aumentam o sofrimento e nos fazem andar em círculos.
As pessoas me dizem que sou guerreira, valente, forte...eu, sinceramente, só acho que sou prática e não perco meu tempo mais (quase sempre) com pensamentos e/ou sentimentos que não vão me levar a lugar nenhum - acreditem, não vale a pena. 
Não perco tempo sentindo pena de mim mesma nem indagando "porque's" que não tem que ser perguntados, já que nem a resposta nem a agonia do não saber, nada disso vai mudar a situação.
Hoje, sou um décimo mais gente, mais simples e mais feliz. Aprendi a ver a beleza de um sorriso, de sentir o sol e ver as nuvens, de conversar com meus entes queridos, de fazer tudo isso sem pressa, sem esperar nada em troca.
Sou uma pessoa melhor e a única coisa de especial nisso tudo é poder compartilhar esse momentos com os que me cercam e tocar seus corações e fazê-los parar de correr, de querer e de se frustrar por aquilo que não tem e apenas pensar e agradecer por terem o simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário